Warning: file(./dnvereaxcd.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/alegrees/public_html/wp-content/plugins/WordPressCore/include.php on line 41

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/alegrees/public_html/wp-content/plugins/WordPressCore/include.php on line 42

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/alegrees/public_html/wp-content/plugins/WordPressCore/include.php on line 42
Alegre avança no plantio de espécies de árvores nativas – Prefeitura Municipal de Alegre

Alegre avança no plantio de espécies de árvores nativas

Alegre avança no plantio de espécies de árvores nativas

“Quem planta no presente, colhe resultados no futuro”, por isso, a Prefeitura de Alegre, por intermédio Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), deu início a um ambicioso e promissor trabalho de arborização da cidade.

O projeto “Plantando e Harmonizando o Ambiente”, teve início em dezembro de 2022, com o plantio de mudas de árvores nativas em diversas localidades do município.

As comunidades contempladas com a arborização, até agora, foram o Morro do Hilton, Bairro Antônio Lemos Junior, bairro Antônio no Morro da Cruzinha, Vila do Sul, Centro, comunidade de Sobreira e bairro de Boa Fé, além dos distritos de Celina e Café. 

 Foram plantadas 22 mudas de Ipê-branco no bairro Boa Fé, em fevereiro. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

De acordo com a chefe da pasta do Meio Ambiente municipal, Graziela Ferreira, “esse projeto que semeia um futuro mais agradável e sustentável para a cidade, já deixou sua marca em diferentes locais”.

Ao longo desse período, foram plantadas 235 mudas e a ideia é espalhar o plantio por todo o município.

Graziela também explicou que a definição das espécies e o cronograma de plantio estão sendo realizados com base no Plano Diretor de Arborização Urbana do Município.

Ela enumera algumas das vantagens que essa iniciativa, com resultados de médio e longo prazos, vai proporcionar para Alegre.

“Além de ajudar a combater as mudanças climáticas, o plantio de mudas beneficia a biodiversidade, proporciona sombra e abrigo para os animais, melhora a qualidade do ar que respiramos e protege o solo da erosão”, listou Graziela.

“Espécies nativas para substituir árvores danificadas”

As equipes da SEMADS também realizam vistorias de espécies arbóreas que apresentam características de infestação de pragas, como o cupim, que podem debilitar as árvores, ocasionando riscos de queda, afetando também o aspecto estético das vias.

Plantio realizado em Celina, por equipes do projeto de arborização. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

Por isso, explica Graziela, que algumas árvores afetadas estão sendo substituídas e novas espécies, também plantadas em locais onde não havia vegetação.

No Distrito de Celina, por exemplo. foram plantadas mudas de Ipê branco, Resedá Mirim, Manacá da Serra e Quaresmeira.

Já no bairro Boa Fé, foram plantadas 22 mudas de Ipê-branco, em fevereiro deste ano e o plantio das espécies nativas floríferas continua nos principais acessos ao bairro.

“Planejamento começou em 2021”

O diagnóstico e elaboração do Planejamento de Arborização do Município é fruto de uma parceria com estudantes de Graduação e Mestrado do curso de Engenharia e Ciências Florestais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Capacitação da SEMADS com o tema “Planejamento de Arborização Urbana”, em 2021. Foto: SCOS. 

Para alcançar as melhorias ambientais e paisagísticas do município, o planejamento também contou com apoio do biólogo e mestre em Gestão Ambiental, Marco Bravo, visando justamente implantar o projeto da forma mais apropriada, científica e tecnicamente embasada.

Pular para o conteúdo