CULTURA & TURISMO

   Artesanato
   Atrações Culturais
   Atrações Turísticas
   Cach. da Fumaça
   Festival de Música
   Calendário/Eventos

DIA-A-DIA NA CIDADE

ECONOMIA

   Aspectos Gerais
   Estatísticas
   Geografia/Mapas

FOTOS

HISTÓRIA

   Fotos Antigas
   História & Lenda
   Inst. Histórico


DIA-A-DIA NA CIDADE

Acadêmicos realizam pesquisa sobre influência paterna no parto
Quinta-feira, 06/11/2008

Uma equipe formada por acadêmicos do 5º período do curso de enfermagem da Fafia, realizou uma pesquisa científica na Casa de Caridade São José em Alegre. A pesquisa estuda a influência paterna durante o trabalho de parto, nos períodos pré, trans e pós parto, expectativas, opinião das mulheres e dos profissionais de saúde quanto à presença paterna neste momento importante da vida da mulher. O projeto tem como objetivo identificar as expectativas da mãe quanto a presença do pai, verificar se existem diferenças entre o primeiro e o segundo filhos, correlacionar o comportamento do pai com relação ao parto normal ou cesárea e levantar a casuística da presença paterna com relação à área da moradia.

Nesta pesquisa, foram entrevistadas 19 mães, onde 68,50% consideram importante a presença do pai durante o parto. Em relação a paridade, 47,5% tiveram um filho, 31,5% dois filhos e 10,5% mais de dois filhos. Em relação ao tipo de parto, 63,2% das mães informaram que existem diferentes abordagens entre o parto normal e a cesárea. Com diferenças de 84,2% entre filhos da zona rural e urbana e 57,9% quanto ao nascimento entre o parto normal e cesariana.

Mediante aos resultados obtidos através dessa pesquisa, os acadêmicos observaram que as mães consideram importante à presença do pai durante o trabalho de parto e que existem diferenças entre os diversos aspectos abordados. Dessa forma, é necessária a humanização durante esta fase da vida da mulher, onde a gravidez e o parto devem ser encarados como um processo no qual toda a família deve estar inserida. O trabalho foi realizado pelos universitários: Alex de Oliveira, Dalto Delgado, Marcelo Nolasco, Myller de Oliveira, Ramiro Emanoel, Tiago furtado e Ivan Paulino.

Assessoria de Comunicação PMA.



Copyright 2006-2008© Prefeitura Municipal de Alegre. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade. Desenvolvido por Felipe Paraizo de Lima. Créditos.
Gerenciamento e manutenção: Ampla Tecnologia e Informática Ltda (www.amplatec.com.br).